Uma tour fotográfica gastronómica em Portugal

sausage Mirandela

Portugal é conhecido por ter uma gastronomia muito rica e variada graças à dieta mediterrânica e à influência do mar na cozinha portuguesa. Além disso, Portugal conseguiu incorporar com mestria as influências que as outras culturas tiveram no país. Por isso, os seus pratos são muito coloridos e um fotógrafo apaixonado por comida encontra aqui uma grande variedade de alimentos para fotografar.

Um fotógrafo português (Nelson Carvalheiro) reuniu os pratos mais “fotogénicos” da gastronomia portuguesa para o livro “Viagens pelas receitas de Portugal”. Deixamos agora os seus principais destaques:

– Queijos curados dos Fumeiros de Mirandela;

– Broa de milho caseira de Ponte de Lima;

– Carne de Porco à Alentejana;

– Cataplana de Marisco, prato típico do Algarve;

– Lulas grelhadas da Praia do Furadouro;

– Bolo de Anjo do Cartaxo;

– Caldeirada de peixe da Nazaré;

– Arroz doce na Comporta;

– Cerejas no Fundão;

– Bacalhau com broa em Mondim de Basto;

Mas se quiser saber quais ssausage Mirandelaão os pratos obrigatórios numa viagem a Portugal, deixamos aqui os 20 pratos a não perder: pasteis de bacalhau, bacalhau à Brás, alheira de Mirandela, francesinha, cozido à portuguesa, caldeirada de peixe, amêijoas à Bulhão Pato, queijo da serra, caldo verde, sardinhas assadas, bolo do caco, arroz de pato, pastel de Belém, torta de Azeitão, pão de ló, ovos moles de Aveiro, polvo à Lagareiro, arroz doce, queijadas de Sintra e salame de chocolate.

Como sugestão, deixamos um tour alternativo. Em vez de tentar conhecer toda a gastronomia, porque não dedicar-se a fotografar os doces portugueses. Fica aqui a lista dos mais conhecidos:

– ovos moles de Aveiro;

– queijadas de Sintra;

– pasteis de Tentúgal,

– pudim do Abade de Priscos;

– barriga de freira de Arouca;

– lampreia de Portalegre;

– trouxas de ovos e cavacas das Caldas;

– tigeladas de Abrantes;

– bolo de D. Rodrigo;

– fatias de Tomar;

– sericaia do Alentejo;

– bolo de mel da Madeira;

– e os famosos pastéis de Belém.