Uma Breve História da Fotografia

Point de vue du Gras

Hoje em dia, qualquer pessoa consegue tirar uma fotografia com boa qualidade, disponibilizando-a de imediato, seja numa máquina fotográfica, seja num telefone portátil ou num “tablet”.
Mesmo há alguns anos, antes da revolução na tecnologia da fotografia digital, já se podia tirar as famosas “polaroids”, que apresentavam resultados imediatos, ou colocar um rolo a revelar para observar os resultados.

Mas nem sempre foi assim. Até há poucas décadas, as fotografias eram tiradas apenas a preto e branco. e as máquinas, pesadas. Recuando mais algumas décadas, as máquinas fotográficas exigiam um transporte cuidado; eram aparelhos delicados, grandes e pesados.

Desde que Nicéphore Niépce tirou a primeira fotografia, em 1826 ou 1827, já passaram 190 anos, durante os quais a fotografia percorreu um longo caminho. Qui ficam alguns dos seus momentos marcantes:

* Há mais de 2.000 anos, filósofos chineses e gregos já haviam descrito os princípios básicos da ótica.

* Em 1727, Johann Heinrich Schulze descobre as propriedades de alteração de tom do nitrato de prata quando exposto à luz solar.

* 1826 ou 1827, a data não é certa, e NicéphoPoint de vue du Grasre Niépce tirou aquela que seria a primeira fotografia da História, “Point de vue du Gras”, uma simples vista da sua janela, em Saint-Loup-de-Varennes. Niépce utilizou a técnica que batizou de “câmara escura”.

* 1841 marca o início da fotografia em série, quando William Henry Talbot cria o processo que utilizava o positivo-negativo, permitindo realizar várias cópias da mesma imagem.

* Dez anos mais tarde, em 1851, Frederick Scott Archer inventa um processo que reduz a necessidade do tempo de exposição a apenas dois ou três segundos.

* George Eastman inventa o papel fotográfico flexível em 1884.

* Em 1900, é posta à venda a Brownie, a primeira máquina fotográfica disponível ao público.

* E chegamos ao início da fotografia moderna, em 1913/14, com a invenção da primeira máquina de 35 mm.

Daí até à fotografia digital, o caminho foi longo, mas foi ainda no século XX, em 1999, que se tirou a primeira fotografia com um telefone.

Na próxima vez que tirar uma fotografia com o seu telemóvel, lembre-se de Nicéphore Niépce e da sua fotografia pioneira!