Técnicas Básicas de Fotografia Digital para Principiantes

Choose the right shooting mode

Todos sabemos que quando estamos a aprender uma nova arte, precisamos de lhe dedicar tempo. Certamente Da Vinci não pintou a Mona Lisa no primeiro dia nem no primeiro mês após aprender a pintar. O mesmo acontece na fotografia. Quando nos propomos a aprender mais sobre como utilizar a nossa máquina, devemos ter em conta que no início tudo nos parecerá complicado mas com o tempo se tornará mais fácil. Vamos deixar aqui algumas dicas para fotógrafos iniciantes:

– Não se preocupe com a qualidade da sua máquina. Qualquer máquina é capaz de tirar fotos espetaculares; no final de tudo, o importante de uma foto é a sua composição e o seu enquadramento.

– Escolha o modo de disChoose the right shooting modeparo certo. Para tirar uma foto simples pode usar os modos automáticos da sua câmara digital mas se quiser uma foto mais criativa deve utilizar os modos semi-automáticos como prioridade de abertura, prioridade de obturador, etc.

– Não sinta que deve usar sempre a câmara em modo manual. Muitas vezes o modo automático está ajustado à foto que pretende tirar.

– Espere pela luz correta. Pensar em tirar uma foto está extremamente relacionado com a luz dessa foto: a quantidade, qualidade, direção e como incide no objeto a ser fotografado. Por isso faça experiências para encontrar a “melhor” luz para a sua fotografia.

– Aprenda a “regra dos terços”. Essencialmente, as suas fotos ficaram melhores se o seu objeto não ficar centrado. Para isso, deve utilizar as grelhas da sua máquina para conseguir um melhor enquadramento.

– Mude o seu ponto de vista. Movimente a câmara para cima ou para baixo para conseguir uma imagem mais interessante. Esta dica é especialmente importante em fotos com crianças ou animais.

– Utilize sempre a máxima resolução e máxima qualidade. Se depois precisar de otimizar a sua foto, pode fazê-lo no computador. Para quê tirar com menor, se pode tirar com maior qualidade?