Explorar as zonas rurais de Portugal

Se a sua ideia é explorar as zonas mais rurais de Portugal, porque não aproveitar a oportunidade para fazer Turismo Rural? As casas e hotéis de Turismo Rural de Portugal são a melhor maneira para ver o que de melhor o Portugal Rural tem para oferecer ao nível de natureza, aldeias históricas e gastronomia. Segundo a DGADR (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), “esta atividade tem como objetivo essencial oferecer aos utentes a oportunidade de reviver as práticas, os valores e as tradições culturais e gastronómicas das sociedades rurais, beneficiando da sua hospedagem e de um acolhimento personalizado.”

Este tipo de Turismo pode ser dividido em três tipos:

– Solares de Portugal: são Solares de Portugalo símbolo do património cultural do país e estão divididos em Casas Antigas, Quintas e Herdades e Casas Rústicas. Ficar numa destas casas é como fazer uma viagem no tempo e os seus donos terão todo o prazer em partilhar consigo as histórias e lendas da casa e da região onde se encontra.

– Aldeias de Portugal: são aldeias rurais que conservaram o seu passado através da preservação das suas tradições, usos e costumes mais antigos. Uma visita a uma destas aldeias é como se entrássemos noutra era, em que o importante era o contato com a natureza e a vida do quotidiano fazia-se em função do sol.

– Casas no Campo: este tipo de estadia, aliada ao agroturismo, permite uma verdadeira comunhão com a natureza e com a ruralidade. Venha descobrir as alegrias de acordar com o sol e rodeado pelos sons da natureza; em que a vista da sua janela são campos a perder de vista e nada parece perturbar o ritmo bucólico da região.

Alguns dos melhores sítios para o Turismo Rural em Portugal são: Santana (Madeira), Torrão (Alcácer do Sal), Aldeia da Pena (São Pedro do Sul), Terena (Alandroal), Dornes (Ferreira do Zêzere), Cabeça (Seia), Cerdeira (Lousã), Rio de Onor (Bragança), Quintandona (Penafiel) e Casal de São Simão.