Como Tirar Boas Fotografias de Desporto

sports photograph

A fotografia digital veio possibilitar a obtenção de fotografias de qualidade por qualquer pessoa. Até as máquinas fotográficas mais baratas possuem já configurações planeadas para as mais diversas situações, como sejam as fotografias de ação, ou com pouca luminosidade, ou ainda as concebidas para cenas panorâmicas.
Essas configurações, aliadas ao facto de se poder tirar dezenas de fotografias por minuto e depois escolher as melhores, permite que, com alguma sorte à mistura e atenção para captar o momento certo, se consigam fotografias de desporto bastante boas.

No entanto, se o fotógrafo estiver bem preparado e possuir os conhecimentos adequados, pode reduzir-se o fator sorte e aumentar-se exponencialmente a qualidade das fotografias.

Equipamento

Se gosta mesmo de fotografia, então o primeiro passo será investir numa máquina fotográfica de qualidade. Não precisa de uma máquina topo de gama para tirar boas fotografias, mas é aconselhável optar por uma que lhe permita alterar as configurações manualmente. Ter várias opções no que toca a lentes também é importante.

Seja Originalsports photograph

Muitas vezes, as fotografias de desporto parecem ser mais do mesmo. Seja criativo. Procure ângulos diversos, faça experiências. Tire a fotografia que gostaria de ver numa publicação.

Preste Atenção ao Enquadramento

O ambiente circundante pode mudar completamente uma fotografia. Se está num evento desportivo, porque não fotografar um atleta, mas captando também o entusiasmo e as emoções de quem está a assistir? Procure aspetos de fundo que enriqueçam a imagem.

Leve o Equipamento Todo

Já que investiu em várias lentes, talvez num tripé ou num visor, leve-os consigo. O pior que poderia acontecer seria precisar de uma peça de equipamento para a “fotografia perfeita” e perceber que a deixou em casa.

Veja as Fotografias Depois do Acontecimento

Um dos grandes atrativos do desporto é a sua imprevisibilidade. Mesmo que esteja curioso por ver como saiu uma fotografia, espere até ao final ou arrisca-se a perder uma grande jogada ou o momento crucial do evento!