Coisas que um fotógrafo de sucesso nunca fará para se manter criativo

Spend time thinking about the equipment

A criatividade é como um músculo do nosso corpo, deve ser constantemente trabalhada para não atrofiar. Um bom fotógrafo sabe disso; além de ser o seu meio de sustento, é a maneira que ele tem para expressar o seu mundo. Logo, existem coisas proibidas de fazer se quiser ser um fotógrafo de sucesso:

– perder tempo a pensar no equipamento. USpend time thinking about the equipmentm fotógrafo sabe que uma fotografia criativa vai muito além dos termos mecânicos e matemáticos de funcionamento da sua máquina. Logo, não gasta rios de dinheiro em nova tecnologia, mas investe tempo para tirar proveito da tecnologia que já tem.

– deixar a câmara em casa. Um bom fotógrafo deve sentir-se nu sem a sua máquina; ela já é uma extensão do seu corpo. Nunca sabemos quando surgirá uma boa oportunidade para fotografar, por isso mantenha sempre a sua câmara por perto.

– utilizar sempre as mesmas técnicas. Nada mata mais a criatividade que não inovar; um fotógrafo está sempre à espera da próxima foto mas isso não quer dizer que usará sempre a mesma técnica. Logo, seja criativo. Pode não acertar à primeira, mas existe sempre espaço para melhorar.

– partilhar problemas técnicos com os clientes. Uma das relações mais importantes para a obtenção de uma boa foto é o estabelecimento de uma simbiose com o cliente. Se, por alguma razão, o cliente desconfiar da qualidade do fotógrafo, esta relação não irá acontecer. Um bom fotógrafo tem a obrigação de saber como gerir esta relação e estar preparado para lidar com imprevistos.

– aceitar todo o tipo de trabalhos. Ninguém consegue ser bom em tudo; aceitar trabalhos para o qual não se sinta tão à vontade pode prejudicar a sua reputação como fotógrafo. Além do mais, uma boa imagem nasce de um momento de inspiração. Escolha sempre trabalhos que estimulem a sua criatividade.

– tentar fazer tudo sozinho. O foco e a concentração são duas das características mais importantes para um fotógrafo. Logo, concentre-se no que está a fazer e não tente fazer tudo sozinho.